Informações

Projeto de Visitas ao Departamento de Química da UFMG

 

O 1000 Futuros Cientistas (1000FC) é um Projeto de Extensão idealizado pela Técnica-Administrativa em Educação (TAE) Janaína de Paula e Silva em 2018. Conduzido por TAEs, destaca-se por utilizar da Extensão Universitária como plataforma para exercitar, também, o Ensino e a Pesquisa. O primeiro, ao envolver alunos de Graduação e Pós-Graduação que atuam como Monitores Voluntários, os protagonistas do 1000FC. E a segunda, quando Professores e Pós-Graduandos exploram os desdobramentos acadêmicos do Projeto, interpretando e discutindo seus futíferos resultados. Aliás, o 1000FC está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Por favor, leia atentamente a sessão pertinente abaixo antes de fazer sua inscrição.

 

Para a escola:

O 1000FC visa receber alunos no Departamento de Química da UFMG, para realização de experimentos científicos dentro do laboratório.O contato dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio com o ambiente Universitário e com Laboratórios de Ensino e Pesquisa pode ser uma experiência fundamental para despertar o interesse dos mesmos pela universidade e por uma carreira científica. Entendo as limitações das Escolas de Educação Básica, particularmente questões de infraestrutura, o 1000FC viabiliza um inovador compartilhamento da infraestrutura do DQ-UFMG.

 

Para os monitores:

Este Projeto de Extensão possibilita ao estudante selecionado, seja de graduação ou pós-graduação, a oportunidade de colaborar com a interface entre a Universidade e a Sociedade. O estudante que fizer parte da equipe, receberá alunos do Ensino Fundamental e Médio para experimentação dentro dos laboratórios de ensino. Para você, Monitor(a) Voluntário/a, é uma oportunidade para adquirir experiência de Docência enquanto pratica a Extensão Universtária. E tem mais. Confira os detalhes abaixo:

  • A participação no Projeto é Voluntária e certificados são gerados por visita.
  • Para estudantes da Graduação, a participação no projeto poderá ser utilizada como créditos em atividades complementares.
    • Informe-se sobre a RESOLUÇÃO Nº 10/2019, DE 10 DE OUTUBRO DE 2019, sobre a obrigatoriedade de 10% de carga horária de Extensão nos cursos de Graduação da UFMG.
    • Verifique junto ao seu respectivo Colegiado o procedimento para integralização de créditos em atividades complementares utilizando os Certificados do 1000FC.
  • Para estudantes do Programa de Pós-Graduação em Química, a participação no projeto poderá ser utilizada como presença na disciplina Seminários de Pós-Graduação.
    • Por favor, verifique junto ao Colegiado no início do semestre o procedimento para tal.
  • As atividades dos Monitores Voluntários  incluem, mas não se limitam a:
    • Auxiliar na preparação dos experimentos;
    • Orientar e auxiliar os alunos que participarão da visita (dentro e fora do laboratório);
    • Auxiliar os alunos na execução dos experimentos;
    • Auxiliar na aplicação dos questionários aos alunos participantes.

 

Contato:

Janaína de Paula e Silva – Coordenadora do 1000FC

(31) 3409-7553

1000FuturosCientistas@qui.ufmg.br