Academia Brasileira de Ciências homenageia o Professor José Israel Vargas com Medalha Henrique Morize

Professor José Israel Vargas
O Professor Emérito José Israel Vargas, do Departamento de Química (DQ-ICEx) da UFMG, vem de ser laureado com a Medalha Henrique Morize, edição de 2023, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).
 
A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014, “com vista a reconhecer indivíduos ou instituições que realizem ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências, bem como para o desenvolvimento da ciência brasileira”.
 
A nota da ABC alusiva à concessão da medalha destaca: “seu trabalho foi fundamental para o estabelecimento e o desenvolvimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”. De fato, a participação do Professor J. I. Vargas no Brasil e na comunidade internacional é expressiva e extensa. Mencionam-se, aqui, apenas alguns dos cargos por ele desempenhados: primeiro Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio; Vice-Presidente do Conselho Executivo da UNESCO, Paris; Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências; Presidente do Conselho Executivo da UNESCO, Paris; Vice-Presidente da Academia do Terceiro Mundo, Trieste, Itália; Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Brasil; Presidente da Academia do Terceiro Mundo, TWAS, Trieste, Itália; Presidente da Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos, Embaixador do Brasil junto à UNESCO, Paris; Membro do Conselho Diretor do Instituto para Estudos Avançados da Universidade da Nações Unidas, Tóquio; Membro do Conselho Executivo da União Latina, Paris.
 
Nos últimos anos, o professor J. I. Vargas tem colaborado com o DQ e seus trabalhos sobre tratamentos logísticos a sistemas sociais, econômicos e tecnológicos. Estes trabalhos têm envolvido estudantes de graduação, sobretudo do ICEx, dos cursos de química e de ciência da computação, assim como de outras unidades acadêmicas, como da Escola de Engenharia, da UFMG.
A entrega da medalha Henrique Morize ocorrerá em sessão solene, na Escola Naval do Rio de Janeiro, no próximo dia 10 de maio, às 18 h.
 
Toda a nossa comunidade sente-se orgulhosa em ter em seu quadro uma personalidade da estatura do professor Vargas, que, em 2022, completou 70 anos da sua graduação em química pela UFMG.
 
Fonte: Luiz C. A. Barbosa e José Domingos Fabris