Retorno às Atividades que não se adequam ao Formato Remoto Emergencial

1 Plano para Retorno Presencial de Atividades não Adaptáveis ao Modelo Remoto

O Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto proposto pela UFMG (veja aqui) contém diretrizes para orientar a retomada presencial, de forma gradual e segura, das atividades acadêmicas não adaptáveis ao modo remoto. O plano prevê a retomada lenta, em etapas, com restrição do número de pessoas, em estrito alinhamento com os indicadores epidemiológicos e as recomendações das autoridades sanitárias locais.
O Departamento de Química instituiu uma Comissão local para implementação das medidas previstas no plano da UFMG que permitam o gradual retorno presencial das atividades não adaptáveis ao modelo remoto. Foram Desenvolvidos documentos instrutivos para toda a comunidade do DQ/UFMG (Discentes, TAE, Docentes).(Veja aqui a proposta de retorno presencial das atividades não adaptáveis ao modelo remoto, formulada pela comissão local e aprovada pela Câmara Departamental)

2 Protocolo de Biossegurança UFMG

O retorno presencial das atividades do DQ/UFMG que não se adequam ao modelo remoto segue as orientações do Protocolo de biossegurança, adequação do espaço físico e monitoramento da covid-19 da UFMG que reúne orientações sobre a gestão das atividades presenciais.

3 Documentação Necessária e Fluxo de Autorizações

É obrigatório o Cadastramento no MonitoraCovid UFMG e todas as autorizações e formulários devem ser encaminhados para: dqui-chefia@qui.ufmg.br, secdq@qui.ufmg.br.

4 Medidas Preventivas Essenciais

Se você está autorizado a retornar ao trabalho presencial, e se submeteu voluntariamente ao questionário de autoverificação de sintomas da covid-19, ainda é necessário mais um passo antes de voltar ao trabalho: conheça as doze medidas preventivas essenciais para garantir a segurança de todos que frequentam o DQ/UFMG.
Faça da consulta a essa lista um hábito!

  • 1. Mantenha as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão ou utilizando solução de álcool em gel 70%.
  • 2. Utilize equipamentos de proteção individual adequados ao ambiente, principalmente a máscara facial e, se possível, use óculos de proteção.
  • 3. Evite tocar a face com as mãos.
  • 4. Mantenha o distanciamento social e evite aglomerações.
  • 5. Evite contato físico como apertos de mãos e abraços.
  • 6. Mantenha os ambientes com ventilação natural, deixando portas e janelas abertas, e evite o uso de ar condicionado.
  • 7. Não compartilhe objetos pessoais, como canetas, lápis, calculadoras, celulares, copos, garrafas, entre outros.
  • 8. Higienize os materiais e equipamentos antes e após o uso.
  • 9. Mantenha os cabelos presos, use calçados fechados e siga a orientação “adorno zero”.
  • 10. Antes de dar descarga, feche a tampa do vaso sanitário.
  • 11. Em caso de sintomas da covid-19 ou contato com pessoas com suspeita, não frequente ambientes da UFMG.
  • 12. Comunique sua chefia ou seu orientador se apresentar sintomas da covid-19 ou tiver contato com pessoas com sintomas para que se adotem medidas de controle de surtos.
    Certifique-se de que compreendeu as doze medidas preventivas e comprometa-se a segui-las para frequentar os espaços da UFMG.

Compartilhe com os colegas! Caso precise de material de apoio, aqui estão alguns: