O Setor

O setor de Rede de Dados se localiza na sala 158, e o nosso ramal é o 5713. Atualmente o setor gerencia três subredes da faixa de IPs destinada à UFMG, totalizando 768 IPs, entre rede sem fio e rede cabeada. Além disso, está sob a responsabilidade do setor o website do departamento e algumas de suas subpáginas.

Coordenador:

Prof. João Paulo Ataíde Martins

Funcionários Responsáveis:

Samuel Rezende

Hérico Valiati

Victor Brito

Gerenciamento de IPs

O endereço IP (Internet Protocol) funciona como um “crachá de identificação” do seu computador em uma rede. Dessa forma, para que os computadores do departamento possam ter acesso à rede, todos eles devem ser cadastrados no nosso servidor, que é o responsável por distribuir os “crachás” a cada computador cadastrado. Para tal, o servidor confere a identidade do computador através do MAC Address cadastrado, e atribui o IP relativo àquela interface de rede caso esteja corretamente cadastrada.

Devido ao nosso limitado número de IPs da rede sem fio, não estamos autorizados a cadastrar notebooks de alunos de graduação, nem smartphones, celulares e similares.

IPs Ociosos

Como há uma natural rotatividade dos computadores cadastrados na nossa rede, adotamos uma política de remoção do cadastro de IPs ociosos. Isso significa que, caso notemos que um IP não esteve presente na rede por um longo período de tempo (acima de 3 meses, para evitar descadastro de usuários em férias), este IP será identificado como disponível. Dessa forma evitamos que existam “usuários fantasmas”, que têm seu computador cadastrado na rede mas não fazem uso da mesma.

Bloqueios de IPs

Recentemente, os casos de bloqueio de IP no Departamento de Química vêm aumentado consideravelmente. Quando um computador está infectado com arquivos maliciosos (vírus, trojan, bots etc) o CECOM bloqueia esse computador para que ele não acesse a rede e contamine outros computadores. Esse bloqueio é automático e feito pelo SISTEMA do CECOM, sem interferência humana. Portanto, o computador só será liberado quando estiver completamente livre desses programas.

Além dos bloqueios por ameaça de infecção, ocorrem também bloqueios por infração de Copyright. Isso ocorre quando são baixados de forma ilegal arquivos protegidos por Copyright, como filmes, séries, músicas e etc. Quando esse tipo de bloqueio ocorre é necessário que se repasse ao CECOM o nome do responsável pelo IP bloqueado, para eventuais futuras pendências legais.

Clique aqui para acessar o Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFMG

Clique aqui para ler algumas dicas para manter seu computador livre de vírus.

Preciso de um ponto de internet na minha sala, como proceder?

Caso já exista um cabo de rede indo de algum dos 10 racks até sua sala, a única coisa a se fazer é contactar o nosso setor para que o computador a ser usado seja cadastrado na devida subrede.

Caso haja a necessidade da passagem de um novo cabo até sua sala, deve-se requerer tal serviço ao setor de Serviços Gerais. Pelo fato de que os cabos de rede compartilham as mesmas calhas onde passam a rede elétrica, cabos de câmeras, tubulações de gás e etc, não estamos autorizados a passar novos cabos de rede, por questões óbvias de segurança. Dessa forma, logo após a passagem do cabo pelo pessoal especializado, deve-se entrar em contato com o nosso setor para que façamos os conectores e cadastremos o computador.

Instalação de Switchs, HUBs, Routers e outros equipamentos de rede

A instalação de equipamentos de rede para compartilhamento dentro dos laboratórios ou gabinetes não é vetada, mas é fortemente não recomendada e indesejada, sendo a preferência e recomendação do setor a passagem de cabos individuais para cada PC a receber internet. Esta postura se justifica no fato de que uma rede “descentralizada” tem sua manutenção muito dificultada, pois aumentam consideravelmente os pontos de pesquisa de defeitos em caso de problemas. Além disso, o fácil acesso a esses equipamentos por qualquer pessoa que frequente o recinto onde estejam instalados aumenta as chances de que haja conexões erradas nos cabos, resultando em “Loops” na rede.

O que é um Loop de rede? 

O Loop é um estado equivalente a um curto circuito, onde a rede perde suas referências de remetente e destinatário de dados, o que causa um congestionamento que se propaga através da rede tanto para níveis mais baixos quanto mais altos, dependendo da topologia utilizada. Quando essa situação ocorre todos os usuários da rede são afetados, e a pesquisa de defeitos é trabalhosa e demorada, pois deve-se isolar por tentativa e erro o local onde se encontra a conexão problemática.

No nosso departamento já ocorreram alguns casos desse tipo, e houve um episódio em que a FAE ficou mais de uma semana sem rede por um problema desse, até se encontrar a causa: um cabo que teve suas duas pontas ligadas ao mesmo switch por desconhecimento de um usuário.

Os equipamentos mais comuns que possuímos dentro de laboratórios e gabinetes no departamento com potencial para causarem esses problemas são Roteadores e HUBs. Os roteadores criam uma rede privada para distribuir o sinal de rede que se encontra na sua entrada para os PCs que estão nas suas saídas, e caso as conexões sejam feitas de forma invertida, esse roteador passa a “concorrer” com o nosso servidor, distribuindo IPs da sua rede privada (que não terá acesso à internet, justamente por estar com suas entradas e saídas invertidas) para os outros computadores do departamento.

Já os HUBs são apenas repetidores de pacotes de dados, e por isso também estão vulneráveis a estas falhas. Um HUB não interpreta as informações de remetente e destinatário nos pacotes de dados trafegando na rede, ele apenas repete o que lhe foi enviado para os computadores ligados a ele. Dessa forma, caso haja uma ligação em “curto circuito” em um equipamento desses, os dados ficam trafegando em anel pelos cabos, congestionando toda a rede e impossibilitando seu uso.

Como evitar Loops?

A principal forma de evitar eventos desse tipo é sempre contactar um funcionário responsável pela rede caso sejam necessárias intervenções nos equipamentos de rede, mesmo que sejam de natureza simples, como a conexão de cabos.

Atualizações no website do departamento

Caso você necessite que seja feita alguma atualização ou publicação no site do departamento, envie um email para pagina@qui.ufmg.br. Fique à vontade para também enviar sugestões, críticas, e relatos de falhas no site como links quebrados, informações desatualizadas ou erradas, etc. O site está há muito tempo no ar, e além de ter inúmeras subpáginas, mudou de administrador algumas vezes e inclusive foi migrado de servidor. Por conta disso, contamos com o feedback dos usuários do site para que possamos mantê-lo 100% online e funcional, sem inconsistências e erros.