REUNIÃO DA CÂMARA DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – CONVOCAÇÃO 07/2021 – 26/03

When

26/03/2021    
14:00 - 17:00

http://meet.google.com/riu-hetf-gav

1)  Informa:

A) Eleições das representações na Câmara;

 

2)  Deliberações e Aprovações:

A) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 03/12/2021;  2-A.-Ata-12.03 alterada

B) Nova solicitação de Afastamento do docente Luciano Andrey Montoro no período de outubro de 2021 a setembro de 2022, para realização de atividades de pesquisa como Professor / Pesquisador Visitante na Humboldt-Universität zu Berlin, Institut für Chemie, na Alemanha. Houve alteração de dados, da instituição e do colaborador no exterior. Haverá pedido de auxílio na Chamada Interna PRPQ 02/2021 – CAPES Imprimir; 2-B. Solicitação_camara                 2-B. Invitation_LA_Montoro                         2-B. Carta_Afastamento                   2-B. Projeto_LA_Montoro

C) Proposta de cronograma das atividades relativas ao projeto intitulado “Avaliação da suscetibilidade de modelos animais à infecção pelo SARS-CoV-2 reforçada à comprovação da eficácia e da segurança de drogas antivirais promissoras e desenvolvimento de protótipo vacinal”. O desenvolvimento no DQ, pelos docentes Jarbas Magalhães Resende (DQ / UFMG) e Joaquim Teixeira de Avelar Júnior (UFRJ – autorização de entrada aprovada em 23/10/2020 pela Câmara), está previsto para o período entre 22/03 a 02 / 04/2021;      2-C. Jarbas  2-C. JARBASCooperacao_cientifica_20201020           2-C. JARBASCronograma_Proposta_AtividadesJoaquimPeriodoLockdown_DQ _Final

D) Proposta para apreciação dos Pedidos de Aprovação de contas dos projetos coordenados pelo docente Rodinei Augusti; 2-D. Rodinei perst contas

E) Prorrogação de prazo do projeto 14/2019 intitulado “Determinação de Compostos Orgânicos Contemplados na Resolução CONAMA 396 em Águas Subterrâneas Coletadas na Bacia do Rio Paraopeba utilizando as Técnicas de Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida Acopladas à Espectrometria de Massas” coordenado pelo docente Rodinei Augusti . Referência SEI 23072.223403 / 2020-39; 2-E. Rodinei prorrogação

F) Projeto de prestação de serviços intitulado “Desenvolvimento de filmes finos de TiO2 / Ag / RGO e TiO2 / Ag / RGO / Nb2O5 depositados em aço AISI 304 aplicação para revestimentos anticorrosivos” coordenado pelo docente Marcelo Machado Viana. Parceria entre a UFMG e a TRIE Engenharia; 2-F. Marcelo

G) Projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado “Reaproveitamento de resíduos do agronegócio para obtenção de fibras de interesse comercial” coordenado pela docente Arilza de Oliveira Porto para fins cadastro de discentes junto à PRPq;         2-G. ICV Arilza

H) Projeto de Parceria entre a UFMG e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do projeto de doutorado intitulado “Desenvolvimento de sistemas catalíticos baseados em macrociclos para a conectividade química de dióxido de carbono”, em desenvolvimento pelo discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFG, Álvaro Farias Arruda da Mata, orientado pelo Prof. Dr. Rafael Pavão das Chagas (UFG). Solicitação da docente Dayse Carvalho Martins; 2-H. Dayse Carta Parceria                   2-H. Dayse Carta PPGQ                   2-H. Dayse Registro

I) Relatórios de Atividades da docente Letícia Regina relatórios de atividades 2019 e 2020 da professora Letícia Regina de Souza Teixeira para fins de progressão funcional de Associado II para Associado III;            2-I. Plano 2019 Leticia                   2-I. Plano 2020 Leticia             2-I. Rel 2019 Leticia                              2-I. Rel 2020 Leticia

J) Parecer da Comissão para um Progressão Funcional da docente Mariana Ramos de Almeida da classe Adjunto CI para Adjunto CII; 2-J. Mariana

K) Parecer da Comissão para a Progressão Funcional do docente Adolfo Henrique de Moraes Silva da classe Adjunto CI para Adjunto CII; 2-K. Parecer Adolfo

L) Parecer da comissão de Avaliação do Estágio probatório final da docente Adriana Nori de Macedo; Adriana Nori

M) Parecer da comissão de Avaliação do Estágio probatório final da docente Amanda Silva de Miranda; 2-M. Est Prob Amanda

N) Tramitação de aprovações de prestação de contas em projetos – ICEx;

“Às Chefias de Departamento do ICEx

Conforme acordado em reunião realizada no dia 24 de março de 2021 entre as chefias de departamento e a Diretoria do ICEx, os projetos/convênios executados no Instituto com a colaboração de Fundações de Apoio que necessitarem de aprovação de prestação de contas (parcial ou final) precisam seguir a seguinte tramitação:

  1. A primeira instância de tramitação de prestações de conta é a Câmara Departamental;
  2. O Coordenador deve elaborar relatório detalhado, seguindo as orientações disponibilizadas no site da PROPLAN;
  3. Caso o projeto/convênio preveja a figura do fiscal, sugerimos que ele(a) seja envolvido(a) na elaboração do relatório junto ao coordenador;
  4. O Coordenador assinará o relatório aprovando a prestação de contas e, caso haja fiscal, sugerimos que esse também assine o documento;
  5. A Câmara Departamental encaminhará a prestação de contas e o relatório para um parecerista, cujo prazo de entrega do parecer será estabelecido pelo Departamento;
  6. A documentação detalhada da prestação de contas, o relatório do coordenador e o parecer serão analisados pela Câmara Departamental;
  7. Após aprovação na Câmara Departamental, a Chefia do Departamento deverá emitir um ofício de aprovação e os documentos seguirão para a Diretoria do ICEx para serem pautados na Congregação;
  8. Dependendo da complexidade do projeto e a critério da Diretoria, poderá ser solicitado um segundo parecer, cujo parecerista será nomeado pela Diretoria do Instituto;
  9. Após análise e aprovação da Congregação, a Diretoria emitirá um ofício de aprovação do relatório detalhado do coordenador;
  10. Os documentos deverão tramitar via processos SEI;
  11. Nos casos previstos nesse fluxo não serão possíveis aprovações ad referendum da Congregação.

Caso o coordenador do projeto já tenha elaborado relatório detalhado de prestação de contas para agência financiadora ou similar, esse documento poderá ser utilizado para subsidiar a análise do parecerista, da Câmara Departamental e da Congregação.

Pedimos que essas orientações sejam amplamente divulgadas entre os coordenadores de projetos/convênios e seus assistentes.

Atenciosamente,

Francisco Dutenhefner

Diretor do ICEx-UFMG ”

O) Documentação da Comissão de Mudança para o Anexo III  modelo_nota_tecnica_aprovacao_contas_PROPLAN (1)                     decreto-7423-31-dezembro-2010-609920-normaatualizada-pe (1)

3) Homologações:

A) Termo aditivo ao contrato 211/2020, subprojeto12 da Chamada UFMG-Brumadinho. Projeto de pesquisa e extensão intitulado “Coleta e Análise de Material Particulado Atmosférico” coordenado pela docente Zenilda de Lourdes Cardeal. Referência SEI 23072.229589 / 2020-30; 3-A. ZENILDA SEIUFMG – 0604018 – Formulário de Composição da Equipe do Projeto            3-A. ZENILDA SEIUFMG – 0603971 – Ficha de Gestão de ProjetosContratos                       3-A. ZENILDA SEIUFMG – 0610680 – Declaração                     3-A. ZENILDA SEIUFMG – 0610802 – Declaração

B)  Aprovação de contas dos projetos “Determinação de Compostos Orgânicos Contemplados nas Resoluções CONAMA 357 e 454 em Águas Superficiais e Sedimentos Coletados na Bacia do Rio Paraopeba utilizando as Técnicas de Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida Acopladas à Espectrometria de Massas ” e “Determinação de Compostos Orgânicos Contemplados na Resolução CONAMA 396 em Águas Subterrâneas Coletadas na Bacia do Rio Paraopeba utilizando como Técnicas de Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida Acopladas à Espectrometria de Massas” coordenados pelo docente Rodinei Augusti.  4-E. Carta de Esclarecimento         4-E. Declaração de Aprovação de Contas             4-E. Prestação de Contas Emitida pela FUNDEP               4-E. Termo de Cumprimento de Parecer Jurídico            Resumo Executivo (0601269) Prestação de Contas (0601303)                Declaração Justificativa (0601159)            Declaração Aprovação Prestação de Contas (0601279)             Carta Anuência FUNDEP (0601098)          Ofício Encaminhamento (0601117)    

 

4) Outros Assuntos:

A) Pedido de autorização para estágio no exterior no docente Ricardo Mathias Orlando  ricardo 2       ricardo 4           ricardo 6  (outros arquivos serão enviado por email devido ao tamanho) Liberação do setor Ricardo            Plano de trabalho Ricardo

B) Solicitação da professora Mariana Ramos de Almeida Mariana Anuencia    Mariana pedido camara     Mariana        projeto camara