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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ATA DA REUNIÃO DA CÂMARA DEPARTAMENTAL DE QUÍMICA – 03/08/2020

Aos três dias do mês de agosto de 2020, segunda-feira, às 14h, de modo remoto, atendendo à Convocação 06/2020 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o presidente Rubén Dario Sinisterra Millán, o vice-presidente professor Vito Modesto De Bellis; os representantes dos professores titulares Geraldo Magela de Lima, Rosemeire Brondi Alves; os representantes dos professores Renata Diniz, Anderson Dias, Jarbas Magalhães Resende, Ricardo Mathias Orlando; a representante dos discentes Ingrid Fernandes Silva e os coordenadores dos setores do Departamento de Química: Camila Nunes Costa Corgozinho, Eduardo Eliezer Alberto, Guilherme Ferreira de Lima e Roberta Guimarães Correa. Os representantes dos professores Dayse Carvalho da Silva Martins, Letícia Malta Costa e Rodrigo Lassarote Lavall justificaram a ausência assim como a representação dos discentes composta por Marcelo Pereira Queiroz e Gabrielle Castro Souza.  O representante dos técnicos administrativos em Educação, Victor Rubim Otati, não justificou a ausência. Havendo quórum, às 14:05h, o presidente iniciou a reunião. 1) Informes: A) Anexo III: a respeito da finalização das obras foi necessário renegociar as cláusulas do contrato com a Fundep devido à paralisação feita por causa da pandemia. O novo documento já foi enviado para a Procuradoria Jurídica para análise. Os equipamentos dos laboratórios do Centro de Referência Ambiental da docente Cláudia Carvalhinho Windmöller que já foram entregues já estão guardados. As mudanças de outros equipamentos ainda estão esperando a definição em relação à segurança para assegurar a integridade dos mesmos. Assim, o presidente solicitou que os membros comecem a pensar em sugestões para contribuir com a organização da mudança gradativa para o novo prédio quando este estiver liberado. B) Autorização para entrada no DQ: alguns pedidos estão sendo negados pois se tratam de solicitações para alunos da graduação e foi aprovada, em reunião, somente a entrada de alunos da pós-graduação, além de já ter atingido o limite autorizado pelo órgão colegiado. C) Materiais: tem água destilada disponível no DQ e nitrogênio líquido pode pegar no Departamento de Física. D) Calendário de reuniões da Câmara: o presidente considerou que já há condições de retomar o calendário quinzenal das reuniões de Câmara às sextas-feiras pois até a presente data as convocações estavam sendo enviadas de acordo com a demanda, mas as atividades já estão organizadas de maneira que as reuniões devem também ficar pré-estabelecidas como de costume. Os membros debateram o novo calendário da UFMG e fizeram alterações nas datas das reuniões. O novo calendário será divulgado para os membros. 2) Deliberações e Aprovações: A) Retorno das aulas: o presidente cedeu a palavra para os coordenadores dos setores repassarem aos membros do Colegiado como está sendo a retomada das aulas. O docente Guilherme iniciou os informes. Na Química Inorgânica o conteúdo será separado por curso e na Química Geral será oferecido um curso que já está estruturado com vídeo-aulas, lista de exercícios e gabarito. Em relação às aulas, o conteúdo oferecido será de alta qualidade. O professor Geraldo Magela de Lima acrescentou informações a respeito da Química Inorgânica, que haverá uma reunião para se tratar da parte prática, mas os experimentos já estão gravados. O coordenador Eduardo Eliezer Alberto da Química Orgânica iniciou os seus informes relatando que houve muita colaboração dos docentes, o material teórico está pronto e o material das aulas práticas está sendo concluído. A docente Renata Diniz, membro da Câmara e coordenadora do setor de Físico-Química, informou que as disciplinas não têm muita correlação. Portanto, os professores ficaram responsáveis pelos seus respectivos materiais teóricos. A professora Rita de Cássia de Oliveira Sebastião organizou com os monitores todo o material para as aulas práticas. Roberta relatou que no setor de ensino o material está todo organizado. Camila informou na Química Tecnológica o material todo preparado e pronto para iniciar. O professor Ricardo Mathias Orlando relatou como está a situação no setor de Química Analítica, não houve problemas na divisão de tarefas. Foram gravadas muitas aulas práticas sem problemas. B) Relatório Comissão Aulas Experimentais Remotas: o presidente cedeu a palavra para o docente Anderson Dias que elogiou e agradeceu o trabalho dos coordenadores. O professor Rubén Dario Sinisterra Millán falou como chefe do Departamento aos coordenadores que eles podem contar com a colaboração da chefia para ajudar na resolução dos problemas e estendeu o agradecimento aos coordenadores das aulas práticas. C) Ata da reunião da Câmara Departamental realizada no dia 13/07/2020: aprovada por unanimidade. D) Planos da Disciplinas ERE Nutrição - QUI099 e QUI 100 – Química Fundamental 1: o vice-presidente esclareceu que é uma solicitação do Colegiado do curso de Nutrição a submissão do plano de disciplina à aprovação da Câmara Departamental. Os planos das disciplinas foram aprovados por unanimidade. E) Projeto intitulado “Avaliação, validação e desenvolvimento de metodologias do uso de materiais para combater o desenvolvimento de larvas aquáticas com o foco em larvas do aedes aegypti” coordenado pelo docente Jadson Cláudio Belchior: aprovado por unanimidade. F) Solicitação de férias da docente Dalva Ester da Costa: aprovado por unanimidade. 3) Homologações: A) Projeto de Extensão intitulado “1000 Futuros Cientistas levando o Empreendedorismo à Educação Básica” coordenado pelo docente Rochel Montero Lago: homologado por unanimidade. B) Projeto de Extensão intitulado “1000 Futuros Cientistas” coordenado pela Técnica Administrativa em Educação Janaína de Paula e Silva: homologado por unanimidade. C) Autorização para orientação no programa de Pós-Graduação do curso de Engenharia Química Glaura Goulart Silva e Tulio Matencio: homologado por unanimidade. D) Parecer da Comissão de Avaliação de Docentes para Progressão Funcional do docente Ricardo Mathias Orlando para fins de progressão funcional de professor Adjunto II para Adjunto III: o professor Ricardo Mathias Orlando se retirou da reunião. O parecer foi homologado por unanimidade. E) Parecer da Comissão de Avaliação de Docentes para Progressão Funcional da docente Flávia Cristina Camilo Moura para fins de progressão funcional de professora Associado II para Associado III: homologado por unanimidade. 4) Outros Assuntos: Informe de que houve reunião com o docente Luiz Claudio de Almeida Barbosa que foi procurado por uma empresa formada por ex-professores da UFBA que produz kits para serem utilizadas como “pré-laboratório” de aulas práticas em diversas áreas. Foi negociado com os responsáveis pela empresa a disponibilização do acesso por um semestre para que os professores da UFMG pudessem avaliar. Nada mais havendo a tratar, o presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual eu, Renata Brandão Teixeira, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.


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Documento assinado eletronicamente por Renata Brandão Teixeira, Assistente em Administração, em 04/09/2020, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vito Modesto de Bellis, Subchefe de departamento, em 08/09/2020, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Dias, Professor do Magistério Superior, em 08/09/2020, às 11:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ruben Dario Sinisterra Millan, Chefe de departamento, em 08/09/2020, às 12:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosemeire Brondi Alves, Membro de comissão, em 16/09/2020, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Renata Diniz, Professora do Magistério Superior, em 17/09/2020, às 12:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Victor Rubim Otati, Técnico em Quimica, em 18/09/2020, às 13:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid Fernandes Silva, Usuário Externo, em 22/09/2020, às 09:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Magela de Lima, Professor do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 12:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jarbas Magalhaes Resende, Membro de comissão, em 09/10/2020, às 11:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Dayse Carvalho da Silva Martins, Membro de comissão, em 19/10/2020, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Mathias Orlando, Professor do Magistério Superior, em 15/01/2021, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23072.226214/2020-18 SEI nº 0246718