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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ATA DA REUNIÃO DA CÂMARA DEPARTAMENTAL DE QUÍMICA – 21/08/2020

Aos vinte e um dias do mês de agosto de 2020, segunda-feira, às 14h, de modo remoto, atendendo à Convocação 07/2020 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o presidente Rubén Dario Sinisterra Millán, o vice-presidente professor Vito Modesto De Bellis; a representante dos professores titulares Rosemeire Brondi Alves; os representantes dos professores Renata Diniz, Anderson Dias, Jarbas Magalhães Resende, Dayse Carvalho da Silva Martins, Ricardo Mathias Orlando (sem direito a voto); a representante dos discentes Ingrid Fernandes Silva e os coordenadores dos setores do Departamento de Química: Camila Nunes Costa Corgozinho, Eduardo Eliezer Alberto e Roberta Guimarães Correa. O representante titular e dos técnicos administrativos em Educação, Victor Rubim Otati, e a sua suplente, Ana Carolina Beltrão Moutinho, não justificaram a ausência. O representante dos professores titulares Geraldo Magela de Lima não conseguiu participar da reunião por problemas em sua conexão. Havendo quórum, às 14:07h, o presidente iniciou a reunião. 1) Informes: A) Informações a respeito do projeto Brumadinho: o documento foi enviado pela docente Cláudia Carvalhinho Windmöller. Está sendo feita uma tentativa de retomar a obra que foi parada devido à situação do isolamento. Houve demissões de pessoas que estavam trabalhando, o contrato com a Fundep teve que ser alterado e surgiram questões relacionadas à segurança que estão sendo estudadas. A Reitoria está se empenhando na resolução de todas as questões. A rede de dados para os laboratórios do terceiro andar do Anexo III foi ligada essa semana para que a docente pudesse iniciar os seus trabalhas no laboratório sob sua responsabilidade. O docente Ângelo de Fátima solicitou autorização para visitar o laboratório que será ocupado por ele. Esse fato fez com que a chefia do DQ solicitasse uma reunião com a Comissão de Espaço Físico para organizar/programar visitas ao prédio novo. B) Encargos didáticos: o presidente esclareceu o convite para os coordenadores participarem da reunião. A primeira a esclarecer o assunto foi a coordenadora do setor de ensino Roberta Guimarães Correa: há a expectativa da contratação da professora aprovada no último concurso e as aulas estão sendo lecionadas de forma satisfatória, sem muitos problemas. A coordenadora do setor de Físico-Química, Renata Diniz, esclareceu a situação do setor; como não há registro de flexibilização da distribuição dos encargos didáticos para a graduação, o setor manteve o que já havia sido definido no início do ano. Assim, foi definido que o professor que não estiver cumprindo a média de encargos semestral deverá compensá-la no próximo semestre. A profa. Mariana Ramos de Almeida, coordenadora do setor de Química Analítica, disse que o número de turmas foi mantido e que a distribuição dos encargos no setor foi realizada sem problemas. O prof. Eduardo Eliezer Alberto, coordenador do setor da Química Orgânica, informou que se mantiveram inicialmente os 8 (oito) créditos, para cada professor, por semestre. Como não houve conflito, a decisão foi manter o máximo de disciplinas teóricas sem fazer alterações. Qualquer mudança só foi realizada quando solicitada pelo professor. Com as disciplinas práticas foram alteradas, a distribuição dos encargos foi realizada visando minimizar problemas futuros. Tentou-se manter 8 (oito) créditos para cada professor. A profa. Camila Nunes Costa Corgozinho, coordenadora da Química Tecnológica, relatou que está tudo normal, não houve trancamentos e nenhuma disciplina foi encerrada. O vice-presidente, Vito Modesto De Bellis, acrescentou informações enviadas pelos Colegiados do curso de Química e do curso da Aquacultura. A docente Dayse Carvalho da Silva Martins acrescentou um informe a respeito do Colegiado de Engenharia Química, sugeriu que a discussão a respeito da Resolução de distribuição de encargos didáticos fosse retomada e destacou a situação dos docentes que não estão alocados em nenhum setor e, por isso não participam das deliberações setoriais. O presidente decidiu que este assunto será colocado para apreciação em reunião futura. 2) Deliberações e Aprovações: A) Reabertura Parcial do RMN: o presidente esclareceu situações que envolvem atividades presenciais no DQ atualmente e cedeu a palavra ao docente Jarbas Magalhães Resende para esclarecimentos. O professor iniciou falando que professores e alunos têm procurado os responsáveis para informações a respeito da volta dos serviços do RMN. Em relação à TAE Ivana Silva Lula ele informou que: ela não irá participar das atividades enquanto os alunos estiverem no laboratório, mas se compromete em realizar os serviços essenciais (manutenção do laboratório) e está disposta a trabalhar com assistência remota. Em relação à limpeza, considera-se que, além dos cuidados de higiene e de limpeza do local por cada usuário individualmente, seria importante a disponibilização constante de álcool em gel, tapete sanitizante e, pelo menos uma vez por semana, deveria ser realizada uma desinfecção criteriosa pela equipe de limpeza do Departamento de Química no laboratório. A garantia dessas condições seria importante para a proteção dos usuários do local. Sobre a organização, relatou que deverá ocorrer agendamento de horários e intervalo entre os horários de uso de cada estudante. O docente relatou que alguns equipamentos apresentaram problemas e o coordenador da Pós-Graduação se disponibilizou a ajudar com os custos da manutenção. Há material no almoxarifado que o professor precisa acessar para viabilizar o funcionamento do equipamento do RMN. A docente Rosemeire Brondi Alves destacou a preocupação com os alunos da Pós-Graduação. O presidente destacou a preocupação com a organização da rotina de utilização, da regularidade da manutenção das exigências para a segurança dos usuários e com o surgimento de atividades que não têm responsáveis pela execução. O docente Jarbas Magalhães Resende destacou que têm trabalhado muito no RMN e todos estão dispostos a contribuir desde que sejam dadas garantias de insumos de higiene para a utilização segura dos equipamentos. O presidente da Câmara, como chefe do DQ, comprometeu-se em verificar as condições essenciais para o retorno do RMN para posterior decisão do retorno. B) Ata da reunião da Câmara Departamental realizada no dia 03/08/2020: aprovada por unanimidade. C) Projeto de extensão intitulado "Inspirati- Um projeto de interação academia-escola para despertar o interesse pela ciência em alunos da educação básica": foi aprovado “Ad Referendum” antes do início da reunião. Esse item será ponto de pauta para homologação. C) Projeto de extensão intitulado "1000 FC Popularizando Ciências na WEB" a ser desenvolvido pelos TAEs e pela docente Rita de Cássia de Oliveira Sebastião no Departamento de Química: aprovado por unanimidade. D) Projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Química a partir da integração de abordagens promissoras: Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos e Ensino Fundamentado em Modelagem” coordenado pela docente Roberta Guimarães Corrêa: aprovado por unanimidade E) Prorrogação de prazo do projeto “Implantação de Unidade Piloto para Desenvolvimento de Tecnologia para Produção de Bioquerosene e Diesel Verde” coordenado pela docente Vânya Márcia Duarte Pasa. Financiado pela FAPEMIG e SEDE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Aprovado em reunião da Câmara realizada em 02/02/2018. Validade da autorização: 01/01/20 à 30/11/21: aprovado por unanimidade. F) Relatório de Atividades e Planilhas do docente Gaspar Diaz Muñoz para fins de progressão de Associado III para Associado IV: Relatório de Atividades e Planilhas aprovados por unanimidade. G) Relatório de Atividades e Planilhas do docente Helvécio Costa Menezes para fins de progressão de Adjunto II para Adjunto III: Relatório de Atividades e Planilhas aprovados por unanimidade. H) Parecer da Comissão de Avaliação de Docentes para Progressão Funcional da docente Ana Paula de Carvalho Teixeira para fins de progressão funcional de professora Adjunto II para Adjunto III: parecer aprovado por unanimidade. I) Parecer da Comissão de Avaliação de Docentes para Progressão Funcional da docente Guilherme Ferreira de Lima para fins de progressão funcional de professor Adjunto I para Adjunto II: parecer aprovado por unanimidade. J) Parecer Parcial da Comissão de Estágio Probatório Adriana Nori de Macedo: parecer aprovado por unanimidade. K) Parecer Parcial da Comissão de Estágio Probatório Amanda Silva de Miranda: parecer aprovado por unanimidade. L) Projeto intitulado “Determinação De Metais E Metaloides Em Água Superficial E Sedimentos Da Bacia Do Rio Paraopeba” da Chamada Pública Interna Induzida No 18 e 21/2020 coordenado pela docente Letícia Malta Costa: o presidente cedeu a palavra para a docente esclarecer a respeito do projeto. Após as informações, o projeto foi aprovado com uma abstenção. M) Projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de supercapacitores baseados em eletrólitos poliméricos géis e eletrodos compósitos carbono/carbono” coordenado pelo professor Rodrigo Lassarote Lavall: o projeto foi aprovado por unanimidade. N) Projeto intitulado “Determinação De Compostos Orgânicos Em Águas Superficiais E Sedimentos Da Bacia Do Rio Paraopeba” da Chamada Pública Interna Induzida No 17 e 19/2020 coordenado pelo docente Rodinei Augusti: o projeto foi aprovado por unanimidade. O) Projeto intitulado “Coleta e Análise de Compostos Orgânicos em Água Subterrânea” da Chamada Pública Interna Induzida No 14/2020 coordenado pelo docente Rodinei Augusti: foi solicitado que o professor reenvie o texto do projeto sem os destaques, que estão presentes no texto disponibilizado pelo mesmo. Após o encaminhamento, o projeto foi aprovado por unanimidade. P) Projeto de extensão intitulado "Arte, Sustentabilidade e Educação Ambiental em Hialotecnia. Desenvolvimento de produtos e serviços com foco na popularização da ciência a partir do resíduo vítreo laboratorial " coordenado pelo TAE Wladmir Teodoro da Silva: o projeto foi aprovado por unanimidade. Q) Projeto de extensão intitulado "1000FC Pelo Mundo" coordenado pelo TAE Thales do Valle Moreira: o projeto foi aprovado por unanimidade. 3) Homologações: a ordem de apreciação foi alterado sendo o primeiro item: C) Projeto de extensão intitulado "Inspirati- Um projeto de interação academia-escola para despertar o interesse pela ciência em alunos da educação básica" a ser desenvolvido pelos TAEs e pela docente Rita de Cássia de Oliveira Sebastião no Departamento de Química: homologado por unanimidade. A) Parecer da Comissão de Avaliação de Docentes para Progressão Funcional da docente Renata Diniz para fins de progressão funcional de professora Associado III para Associado IV: a docente Renata Diniz retirou-se da reunião para a apreciação do documento. O parecer foi homologado por unanimidade. B) I Congresso OnLine de Inovação e Popularização da Ciência coordenado pela Técnica Administrativa em Educação Janaína de Paula e Silva: homologado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Renata Brandão Teixeira, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.


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Documento assinado eletronicamente por Renata Brandão Teixeira, Assistente em Administração, em 05/10/2020, às 12:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geraldo Magela de Lima, Professor do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 12:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Dayse Carvalho da Silva Martins, Membro de comissão, em 05/10/2020, às 12:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ruben Dario Sinisterra Millan, Chefe de departamento, em 05/10/2020, às 13:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Anderson Dias, Professor do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 13:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jarbas Magalhaes Resende, Presidente de comissão, em 09/10/2020, às 11:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Renata Diniz, Professora do Magistério Superior, em 09/10/2020, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rosemeire Brondi Alves, Professora do Magistério Superior, em 23/10/2020, às 13:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Beltrão Moutinho, Auxiliar em Administração, em 30/10/2020, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vito Modesto de Bellis, Subchefe de departamento, em 06/11/2020, às 16:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Mathias Orlando, Professor do Magistério Superior, em 15/01/2021, às 17:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23072.226214/2020-18 SEI nº 0296665