UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ATA DA REUNIÃO DA CÂMARA DEPARTAMENTAL DE QUÍMICA - 12/02/2021
Aos 12 dias do mês de fevereiro de 2021, sexta-feira, às 14h, através do link http://meet.google.com/riu-hetf-gav, atendendo à Convocação 04/2021 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o Presidente Professor Rubén Dario Sinisterra Millán, o vice-presidente professor Vito Modesto De Bellis; os representantes dos professores titulares: Claudio Luis Donnici, Rosemeire Brondi Alves, os representantes dos professores Renata Diniz, Letícia Malta Costa, Ricardo Mathias Orlando e Anderson Dias. Havendo quórum, o presidente iniciou a reunião e passou à comunicação dos informes. 1. Informes: A) Curso de biossegurança: informou sobre esse curso que fora ofertado ontem, 11/02, para aqueles que exercem atividades que não podem ser realizadas pelo sistema remoto. Comunicou que foi alcançado o objetivo de 20% dos membros que precisam entrar no DQ. Citou o elogio da palestrante à Comissão de Segurança do Departamento. A profa. Renata Diniz indagou sobre a Participação no Curso de Biossegurança e a sua vinculação à entrada no DQ. O Chefe informou que, para alcançar mais pessoas, buscam-se as ferramentas aptas a disponibilizar o Curso e monitorar a participação. Destacou que a meta de se atingir os 20% do Departamento foi atingida. Diante disso, no momento, não há necessidade de se tomar essas providencias. No entanto, é importante aumentar o percentual de membros que realizem o curso. Informou também que a Chefia decidiu pagar uma bolsa de Extensão para a Professora Erna (palestrante do Curso de Biossegurança). B) Mudança para o novo prédio: comunicou que a Comissão de Mudança está trabalhando muito e está bem articulada para que a mudança ocorra o mais breve possível. C) Criação da Comissão Permanente dos Reagentes Controlados: informou sobre a criação dessa comissão, em conjunto com o Departamento de Física. A Comissão contará com a participação de um TAE que será responsável pelo controle dos lançamentos. Prof. Claudio Luis Donnici sugeriu a TAE Karen Monique Nunes (Técnica da Orgânica) por possuir os conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atividades. D) Encerramento do Projeto 3779 do Núcleo de Prestação de Serviços: informou que haverá na próxima sexta feira, 19/02, reunião com o Coordenador do NEPS (Professor Ângelo de Fátima), Coordenadores de Subprojetos com recursos e representantes da Fundep, com o intuito de se definir o destino dos recursos existentes no referido projeto. E) Resolução 10/95: informou que será criada outra resolução a fim de atender às evoluções sociais e legislativas durante os últimos anos. F) ReDoc: o vice-presidente, informou que ontem, 11/02, ocorreu uma extração do sistema INA e que a última extração ocorrerá no dia 23/02 e que, após essa data, não serão possíveis alterações. Informou sobre erros do sistema e que ajustes ainda serão feitos. 2) Deliberações e Aprovações: A) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 29/01/2021: A Professora Renata Diniz informou solicitou por e-mail acréscimo na ata, deliberou-se sobre a necessidade do acréscimo da sugestão da professora Renata, colocou-se em votação. Ata aprovada por unanimidade com o acréscimo. B) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 05/02/2021: o professor Anderson sugeriu acrescentar que a reunião foi “Extraordinária”, colocou-se em votação e foi aprovada por unanimidade. C) Prorrogação do afastamento para estudo no exterior do servidor Samuel Rezende Souza de Carvalho: após deliberação foi aprovada por unanimidade. D) Encargos didáticos dos setores: profa Renata Diniz, enquanto coordenadora do Setor de Físico-Química esclareceu sobre os aspectos adotados para ajustar os encargos no Setor. Tendo por base os documentos analisados na última reunião e verificando a inexistência de inconsistência nos encargos dos demais setores, foi posto em votação e aprovados por unanimidade. E) Relatório de Atividades e Planilhas da docente Letícia Malta Costa para progressão de Associado III para Associado IV: destacou a necessidade de correção nas planilhas dos anos 2018 e 2019 no campo artigos. Após correção, aprovados por unanimidade. F) Parecer da Comissão para a progressão da professora Adriana Ferreira Faria – De Associado I para Associado II: após análise foi aprovado por unanimidade. G) Parecer da Comissão para a progressão da professora Elionai Cassiana de Lima Gomes para progressão de Adjunto CI para Adjunto C II: Após análises e deliberações, foi aprovado por unanimidade H) Parecer da Comissão para a progressão do professor Rodrigo Lassarote Lavall de Associado I para Associado II: após deliberação e análise, foi aprovado por unanimidade. I) Relatório de atividades da docente Adriana Nori de Macedo para fins de Avaliação Final de Estágio Probatório: O Chefe destacou a necessidade do tutor orientar o novo docente para o atendimento aos quesitos requeridos pelo Departamento em especial as atividades expressas no INA. Prof. Claudio Donnici destacou a preocupação com a falta de recursos para fomento a pesquisa. Após análise e considerações, o relatório foi aprovado por unanimidade. J) Relatórios de atividades de 2019 e 2020 do docente Thiago Teixeira Tasso para fins de Avaliação Parcial de Estágio Probatório: O Chefe informou sobre o fato do docente não ter atingido 32 pontos necessários no item B à aprovação no ano de 2019. Prof. Anderson Dias sugeriu refazer a média tendo em vista a contagem de ano e meio. Rosemeire Brondi Alves sugeriu que, a Secretaria do Departamento, ao fazer o encaminhamento para a avaliação de Estágio Probatório, indique a data de entrada em exercício e destaque o fato de não ser possível avaliar dois anos inteiros. Após as considerações, os relatórios foram aprovados por unanimidade. K) Projeto de Pesquisa intitulado “Caracterização de materiais e desenvolvimento de métodos de Ressonância Magnética Nuclear em Estado Sólido de alta e baixa resolução” coordenado pelo docente Tiago Bueno de Moraes para fins de cadastro de alunos de Iniciação Científica junto à PRPq: Após deliberações, foi aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, o presidente deu por encerrada a reunião. Foi lavrada a presente ata que vai assinada pelos membros da Câmara Departamental que a aprovaram. Belo Horizonte, 12 de fevereiro de 2021. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.
| Documento assinado eletronicamente por Ruben Dario Sinisterra Millan, Chefe de departamento, em 05/03/2021, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Dayse Carvalho da Silva Martins, Professora do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Rosemeire Brondi Alves, Professora do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Anderson Dias, Professor do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Leticia Malta Costa, Professora do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Guilherme Ferreira de Lima, Professor do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Adolfo Henrique de Moraes Silva, Professor do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Claudio Luis Donnici, Professor do Magistério Superior, em 05/03/2021, às 17:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0604686 e o código CRC 8B658252. |
Referência: Processo nº 23072.211467/2021-78 | SEI nº 0604686 |