UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Ata DA REUNIÃO DA CÂMARA DEPARTAMENTAL DE QUÍMICA - 05/03/2021
Aos cinco dias do mês de março de 2021, sexta-feira, às 14h, de modo remoto, atendendo à Convocação 05/2021 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o presidente Rubén Dario Sinisterra Millán; os representantes dos professores titulares Rosemeire Brondi Alves e Claudio Luis Donnici; os representantes dos professores Guilherme Ferreira de Lima, Anderson Dias, Letícia Malta Costa, Dayse Carvalho da Silva Martins e Adolfo Henrique de Moraes. Não houve representação dos TAE´s devido ao término do mandato dos últimos representantes e o edital de convocação para eleição já foi divulgado. Para a representação discente é aguardado o endosso da Secretaria Geral a respeito dos nomes indicados pelo Diretório Acadêmico do Departamento de Química. Havendo quórum, às 14:09h, o presidente iniciou a reunião. 1) Informes: A) O presidente fez um agradecimento público, como chefe e docente do Departamento, ao professor Vito Modesto de Bellis por toda sua contribuição como subchefe em dois mandatos com o professor Dario Windmöller e, sequencialmente, em um mandato e meio com o atual chefe. Destacou que a saída da função de subchefia ocorreu devido a questões pessoais e ressaltou o imenso e constante compromisso institucional e humano do professor Vito com o Departamento. B) Candidatura para subchefia: prof. Rubén informou já há candidato para a função e que já foi providenciada a recomposição das representações da Assembleia Departamental. O presidente solicitou a colaboração de todos no processo eleitoral porque o Departamento de Química não pode ficar sem subchefe. C) Nova representação dos docentes na Câmara Departamental: o presidente deu boas-vindas para o professor Adolfo Henrique de Moraes como novo representante da Câmara. D) Anexo III: o presidente informou sobre a retomada das obras. Ele relatou que estão sendo feitas visitas pelos grupos que irão mudar para o prédio novo, tais visitas estão sendo controladas pela comissão de mudança coordenada pelo professor Eduardo Nicolau dos Santos. A data para a inauguração do prédio está sendo negociada pelo gabinete da Magnífica Reitora. E) Instalação do equipamento NEPTUNE: a chegada do equipamento irá contribuir muito para os trabalhos desenvolvidos no Departamento. A sua instalação está sendo avaliada para que seja realizada da melhor maneira devido às suas especificações e restrições técnicas. A profa. Letícia Malta Costa registrou satisfação com os esforços do DQ para a instalação do equipamento no Departamento e agradeceu o empenho. F) REDOC: a partir de agora coordenação será do professor Amary César Ferreira. pois o professor Vito Modesto De Bellis não está mais ligado a esta atividade. G) Eleição para representantes na Congregação do Instituto de Ciências Exatas. Até o momento em que a presente reunião estava sendo realizada, duas chapas para estas representações estavam conhecidas, sendo ambas compostas por docentes do Departamento de Química. Neste momento, o presidente consultou os membros da Câmara a respeito da inclusão dos itens 4ª, B, C, D, E e F na pauta. O aditamento da pauta foi aprovado por unanimidade. H) Comunicado do setor de físico-química sobre decisão de extinção das turmas práticas PZ: após reunião do setor, os professores posicionaram-se contrários à abertura de vagas na turma que era destinada aos alunos reprovados nas disciplinas teórico-práticas supracitadas e que já tenham cursado a parte prática. Anteriormente os estudantes repetiam apenas a parte teórica do curso e aproveitavam a nota da parte prática do semestre anterior. 2) Deliberações e Aprovações: A) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 12/02/2021: aprovada por unanimidade. B) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 02/06/2020: aprovada por unanimidade. C) Encargos didáticos dos docentes - Gabriel Heerdt e Tiago Bueno de Moraes: em reunião realizada em 12/02/2021 foram apreciados os encargos didáticos dos docentes do DQ. Porém, os dados dos docentes não constavam no documento. Após avaliação, os encargos foram aprovados por unanimidade. Encerrada a votação, a professora Dayse Carvalho da Silva Martins destacou a importância da inclusão dos dois professores em um setor do Departamento para que os mesmos não fiquem excluídos das discussões e decisões dos docentes. Foi sugerido que o chefe do Departamento consulte os mesmos a respeito da afinidade pelas áreas. D) Aditivo de prazo do Projeto “Criação de Infraestrutura /Competência Técnica para Certificação de Combustíveis de Aviação” – Convênio UFMG/CODEMGE coordenado pela docente Vânya Márcia Duarte Pasa. Projeto aprovado em reunião realizada no dia 22/06/2018: aprovado por unanimidade. E) Projeto “Inteligência artificial aplicada à exploração de petróleo na camada pré-sal” aprovado no DCC e coordenado pelo Prof. Wagner Meira que terá como participante e bolsista o docente do DQ Rubén Dario Sinisterra Millán: o professor Rubén Dario Sinisterra Millán esclareceu pontos do projeto e se retirou da reunião. A professora Rosemeire Brondi Alves assumiu a presidência da reunião e abriu a discussão. Após deliberações, o projeto foi aprovado por unanimidade. F) Relatório de atividades 2020, do professor Gabriel Heerdt, para fins de Avaliação Final de Estágio Probatório: foi solicitada a correção do item B2 da planilha do INA. Com a devida correção, o relatório foi aprovado por unanimidade. G) Relatórios de atividades da professora Mariana Ramos de Almeida para fins de progressão funcional de Adjunto I para Adjunto II: após deliberação, os relatórios foram aprovados por unanimidade. H) Relatórios de atividades do professor Bernardo Lages Rodrigues para fins de progressão de Associado I para Associado II: foram identificados erros no preenchimento da planilha do INA que não retiram a possibilidade de apreciação do mérito da questão. Após deliberações, os relatórios foram aprovados por unanimidade condicionados à correção de uma das planilhas do INA. I) Parecer da Comissão para a Progressão Funcional de Associado III para Associado IV da professora Letícia Malta Costa: a professora Letícia Malta Costa retirou-se da reunião. Foram identificados erros de digitação no preenchimento do documento pela comissão. Aprovado por unanimidade. J) Parecer da Comissão para a Progressão Funcional de Associado II para Associado III do professor Heitor Avelino de Abreu: aprovado por unanimidade. K) Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Final da professora Adriana Nori de Macedo: Maria Helena Araújo, Letícia Malta Costa e Liséte Celina Lange - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental: a comissão foi aprovada por unanimidade e foi indicada a docente Maria Helena Araújo como presidente da mesma. O presidente propôs uma inversão da pauta para organização dos itens por assunto. A proposta foi aprovada por unanimidade passando os itens a serem apreciados na seguinte ordem: 4) Outros Assuntos: A) Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Final da professora Amanda Silva de Miranda: Claudio Luis Donnici, Fabiano Pereira Vargas, Adriana Abalen Martins Dias (Membro externo - Depto de Genética, Ecologia e Evolução/UFMG): a comissão foi aprovada por unanimidade e foi indicado o docente Claudio Luis Donnici como presidente da mesma. B) Comissão de Avaliação de Estágio Probatório Final do professor Gabriel Heerdt: Lúcia Pinheiro Santos Pimenta, Heitor Avelino Abreu, Wagner Meira Júnior (Membro externo - DCC/UFMG): a comissão foi aprovada por unanimidade e foi indicada a docente Lúcia Pinheiro Santos Pimenta como presidente da mesma. D) Encargos didáticos da docente Dalva Ester da Costa: o item foi incluído em “Outros Assuntos” pois, originalmente, o item 2C não citava o nome da professora. Apreciado o documento, os encargos didáticos foram aprovados por unanimidade. Após a votação, o presidente informou que, anteriormente, foi verificada a produtividade da docente e identificada a produção abaixo da média dos docentes do Departamento. A docente recebeu uma proposta para um ajuste nos encargos, mas ela não aceitou. E) Indicação de Representantes do DQ junto ao Colegiado de Engenharia Metalúrgica: TITULAR: Hallen Daniel Rezende Calado. SUPLENTE: Leonardo Humberto Rezende dos Santos: as indicações foram aprovadas por unanimidade. F) Relatórios de atividades do professor Adolfo Henrique de Moraes Silva para fins de progressão classe Adjunto C1 para Adjunto C2: o prof. Adolfo se retirou da sala. Após deliberações, os relatórios foram aprovados por unanimidade. G) Solicitação do professor Rodinei Augusti: “Solicito que inclua na pauta da próxima reunião meu pedido para a provação de contas do projeto intitulado "Determinação de Compostos Orgânicos Contemplados nas Resoluções CONAMA 357 e 454 em Águas Superficiais e Sedimentos Coletados na Bacia do Rio Paraopeba utilizando as Técnicas de Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida Acopladas à Espectrometria de Massas", do qual sou coordenador. Os detalhes são fornecidos no arquivo em anexo (Carta de Esclarecimento). Outros documentos necessários também estão anexados a essa mensagem: Prestação de Contas Emitida pela FUNDEP, Declaração de Aprovação de Contas e Termo de Cumprimento de Parecer Jurídico.”: o chefe do Departamento de Química relatou o histórico da solicitação originada da Procuradoria Jurídica da UFMG e abriu espaço para discussão. Após deliberações, deu-se o encaminhamento para o agendamento de uma reunião para esclarecimentos a ser realizada entre a Fundep, o Comitê Brumadinho, o diretor do Instituto e o chefe do Departamento de Química. H) 2ª solicitação do professor Rodinei Augusti: "Peço-lhe, por favor, que inclua na pauta da próxima reunião da Câmara Departamental meu pedido para a prorrogação de prazo e aprovação de prestação de contas do intitulado" Determinação de Compostos Orgânicos Contemplados na Resolução CONAMA 396 em Águas Subterrâneas Coletadas na Bacia do Rio Paraopeba utilizando como Técnicas de Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida Acopladas à Espectrometria de Massas ", do qual sou coordenador. Os detalhes são fornecidos no arquivo em anexo (Carta de Esclarecimento). Outros documentos foram incluídos no processo SEI 23072.223403 / 2020-39 e também estão anexos à presente mensagem: Resumo Executivo (0601269), Carta Anuência FUNDEP (0601098), Ofício Encaminhamento (0601117), Declaração Justificativa (0601159), Declaração Aprovação Prestação de Contas (0601279) e Prestação de Contas (0601303). ": por tratar-se da mesma situação do item anterior, o encaminhamento foi o mesmo, qual seja: agendamento de uma reunião para esclarecimentos a ser realizada entre a Fundep, o Comitê Brumadinho, o diretor do Instituto e o chefe do Departamento de Química.Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Renata Brandão Teixeira, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.
| Documento assinado eletronicamente por Ruben Dario Sinisterra Millan, Chefe de departamento, em 12/03/2021, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Dayse Carvalho da Silva Martins, Professora do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Anderson Dias, Professor do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Rosemeire Brondi Alves, Professora do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Lassarote Lavall, Professor do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Claudio Luis Donnici, Professor do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Adolfo Henrique de Moraes Silva, Professor do Magistério Superior, em 12/03/2021, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0618390 e o código CRC 11B683C4. |
Referência: Processo nº 23072.212758/2021-83 | SEI nº 0618390 |