UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Ata DA Reunião da Câmara Departamental – Convocação 06/2021
Aos doze dias do mês de março de 2021, sexta-feira, às 14h, de modo remoto, atendendo à Convocação 06/2021 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o presidente Rubén Dario Sinisterra Millán; os representantes dos professores titulares Rosemeire Brondi Alves e Claudio Luis Donnici; os representantes dos professores Anderson Dias, Rodrigo Lassarote Lavall, Dayse Carvalho da Silva Martins e Adolfo Henrique de Moraes. Não houve representação dos TAE´s devido ao término do mandato dos últimos representantes e o edital de convocação para eleição já foi divulgado. Para a representação discente é aguardado o endosso da Secretaria Geral a respeito dos nomes indicados pelo Diretório Acadêmico do Departamento de Química. Havendo quórum, às 14:14h, o presidente iniciou a reunião. O presidente iniciou a reunião com o encaminhamento de inclusão do item “Nota da Magnífica Reitora à comunidade da UFMG a respeito da volta à etapa 0 do plano de retorno das atividades presenciais.” na pauta. O encaminhamento foi aprovado por unanimidade. 1) Informes: A) Prédio novo: a previsão é que as obras estejam finalizadas entre os dias 15 e 16 de março. B) Reinauguração do Anexo III: a previsão da reinauguração do prédio é na segunda semana de abril. Porém, devido à nova realidade da pandemia, a data ainda não foi confirmada. C) REDOC: a CPPD adiou o prazo para entrega dos relatórios. No entanto, a chefia decidiu não adiar o prazo no DQ, para que a atividade seja finalizada. O chefe propôs a alteração da data da reunião do dia 19 para o dia 26/03 para inclusão do REDOC na pauta cumprindo os prazos da CPPD. D) Planejamento da mudança: o docente Rodrigo Lassarote Lavall informou que o manual com as orientações para a mudança está em fase de finalização e sugeriu que a chefia considere a possibilidade de formar uma comissão para reorganização dos espaços do prédio principal do DQ. Esclareceu que seriam duas Comissões: uma para organizar a mudança para o prédio novo e outra para reorganização dos espaços para quem permanecerá no prédio principal do DQ. 2) Deliberações e Aprovações: 1) Nota da Magnífica Reitora à comunidade da UFMG a respeito da volta à etapa 0 (zero) do plano de retorno das atividades presenciais: o presidente fez a leitura da nota com a decisão sobre o funcionamento da Universidade, que vigorará a partir de segunda-feira, 15 de março de 2021. Após o compartilhamento do teor do documento, o presidente abriu espaço para a discussão. O presidente fez a leitura das orientações: “Etapa 0 - Atividades presenciais suspensas exceto atividades essenciais para a manutenção da instituição e para o enfrentamento da Pandemia”. Após deliberações, a Câmara Departamental, baseada na nota divulgada pelo Gabinete da Magnífica Reitora, decide que as atividades presenciais estarão suspensas, exceto as atividades essenciais para a manutenção da instituição e para o enfrentamento da Pandemia. Esta decisão tem validade a partir do dia 15/03/2021 e será reavaliada no dia 26/03/2021, dia da próxima reunião. Será enviada uma mensagem eletrônica para a comunidade do Departamento de Química com esclarecimentos a respeito da nota e como ficarão as atividades e as entradas permitidas no DQ. A) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 05/03/2021: aprovada por unanimidade. B) Ata da reunião da Câmara realizada no dia 13/03/2020: aprovada por unanimidade. C) Comissão para Avaliação do Estágio Probatório parcial do docente Thiago Tasso: Tulio Matencio; Humberto Osório Stumpf e Letícia Regina de Souza Teixeira: comissão aprovada por unanimidade. O docente Humberto Osório Stumpf foi indicado como presidente. D) Parecer da Comissão para fins de Progressão Funcional de Associado I para Associado II do professor Bernardo Lages Rodrigues: aprovado por unanimidade. E) Atividade de extensão intitulada “Webinário de capacitação de voluntários do programa de extensão 1000 Futuros Cientistas” coordenada pela TAE Janaina de Paula e Silva. Documentos no SEI processo 23072.209038/2021-31: aprovada por unanimidade. F) Segundo aditivo ao Projeto de P&D intitulado “Desenvolvimento de cabos condutores de nanotubos de carbono para aplicação em umbilicais elétricos” coordenado pela professora Glaura Goulart Silva. Projeto aprovado em reunião realizada em 30/11/2018 e teve o primeiro aditivo aprovado em 18.09.2020: aprovado por unanimidade. G) Projeto de Parceria entre a UFMG e a FUNDAÇÃO DE PERITOS EM CRIMINALÍSTICA ILARAINE ACÁCIO ARCE (Distrito Federal), intitulado “Intercâmbio científico para o desenvolvimento de novas metodologias de detecção, identificação e caracterização de substâncias controladas, desenvolvimento de padrões de metabólitos da cocaína e de imunógemos destas substâncias de abuso e formação de recursos humanos”, a ser desenvolvido, sob a coordenação do docente Ângelo de Fátima: aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, para constar, eu, Renata Brandão Teixeira, lavrei a presente Ata, que, lida e aprovada, vai por todos assinada eletronicamente.
| Documento assinado eletronicamente por Anderson Dias, Professor do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Dayse Carvalho da Silva Martins, Professora do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Adolfo Henrique de Moraes Silva, Professor do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Rosemeire Brondi Alves, Professora do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Leticia Malta Costa, Professora do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Herico Goncalves Valiati, Assistente de Tecnologia da Informação, em 26/03/2021, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Ruben Dario Sinisterra Millan, Chefe de departamento, em 26/03/2021, às 17:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Heveline Silva, Professora do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por Eduardo Nicolau dos Santos, Professor do Magistério Superior, em 26/03/2021, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0645576 e o código CRC ACAFF658. |
Referência: Processo nº 23072.216251/2021-07 | SEI nº 0645576 |