Aos dois dias do mês de fevereiro de 2018, sexta-feira, às 14:10, na sala 122, atendendo à convocação 01/2018 do Chefe do Departamento, reuniu-se a Câmara Departamental de Química com os seguintes membros: o presidente prof. Rubén Dario Sinisterra Millán; os representantes dos professores Tulio Matencio, Simone Barbosa Tófani, Rodrigo Lassarote Lavall, Jarbas Magalhães Resende e Marcelo Martins Sena; a representante dos Técnicos Administrativos Janaína de Paula e Silva e a representante dos discentes Ingrid Fernandes Silva. Os suplentes dos representantes dos professores titulares não justificaram as ausências considerando que os titulares da representação estavam em gozo de férias regulamentares. Havendo quórum, o presidente iniciou a reunião com votos de um ano próspero, destacando que em 2018 haverá muitos eventos que impactarão o andamento do corrente ano e que, este ano, será de muito trabalho. Antes de iniciar a apreciação da pauta, o presidente solicitou autorização para inclusão de dois itens para discussão: ata da reunião de câmara realizada em 15/12/2017 e a solicitação de afastamento do professor Eufrânio. Após a concordância dos presentes, a professora Simone sugeriu que a chefia solicitasse justificativa de ausência aos representantes faltosos e que esta seja mencionada na ata da reunião. A sugestão foi acatada pelos membros. Dando prosseguimento à reunião, o presidente passou ao primeiro item da pauta 1.Informes: A) Editais dos concursos e realocação imediata de vaga: o presidente relatou a publicação de dois editais de concurso e informou como será a distribuição dos prazos para a organização das seleções de maneira que os mesmos sejam respeitados e não causem prejuízos ao departamento devido ao calendário eleitoral. Mencionou a carta da CPPD para realocação imediata de vaga no departamento. B) Cantina: foi explicado a respeito do fechamento da cantina e que ainda não há edital para licitação de contratação de novas lanchonetes após a mudança nas regras. A cantina atual permanecerá provisoriamente. C) Calendário de reuniões da Câmara: aprovado por unanimidade. Antes de prosseguir com o próximo item da pauta foram feitas considerações a respeito do estacionamento ao redor do Departamento e sugerido um contato com o DLO para melhor organização do espaço destinado para a passagem de veículos. 2. Aprovações: A) Licença prêmio por assiduidade Prof. Isabel Cristina Pereira Fortes de duração de 60 dias com início a partir de 03 de agosto de 2018: foi observado que os setores não são consultados anteriormente à solicitação ser entregue na secretaria para apreciação da câmara. Fez-se a sugestão de que os próximos pedidos sejam apreciados, inicialmente, nos setores. A seguir, a solicitação foi aprovada por unanimidade. B) Aprovação do Projeto intitulado “Desenvolvimento de Revestimento Polimérico nanoestruturado de alto desempenho” a ser coordenado, na UFMG, pela professora Glaura Goulart Silva: leu-se o parecer do prof. Túlio Matencio, cedeu-se a palavra para esclarecimentos. Sem questionamento, prosseguiu-se para a votação. O projeto foi aprovado por unanimidade. Após a aprovação, o presidente sugeriu que, em projetos de pesquisa em que haja parceria, sejam incluídas taxas como forma de captação de recursos para o Departamento de Química. Essa discussão será realizada em momento posterior. C) Ficha de Gestão do projeto intitulado “Inovação em Fluido de corte sustentáveis: desenvolvimento de fluidos de corte biodegradável a partir de glicerina de biodiesel”. Coordenado pelo prof. Rochel Montero Lago: foi esclarecida a necessidade de renovação da ficha de gestão dos projetos para atendimento aos órgãos de controle. Após considerações, a ficha foi aprovada por unanimidade. D) Ficha de Gestão do “Núcleo de Extensão do Departamento de Química – UFMG”. Coordenado pela prof. Rubén Dario Sinisterra Millán: sem observações, a ficha foi aprovada por unanimidade. E) Relatório de Atividades dos anos 2016 e 2017, para fins de progressão dos professores: Cleiton Moreira da Silva, Guilherme Ferreira de Lima e Marcelo Machado Viana: foram feitas a leitura e a avaliação dos relatórios separadamente, todos os relatórios tiveram aprovação unânime. F) Discussão sobre a vaga do concurso para docente de Química: o presidente esclareceu o posicionamento da CPPD em relação à descrição do concurso. Propôs-se que fosse feita a troca da área de conhecimento de “Química” para “Química Geral” como forma de identificar o concurso. Após discussão, a proposta de mudança foi aprovada por unanimidade. G) Discussão e apreciação da proposta de projeto “Implantação de uma unidade piloto para Desenvolvimento de Tecnologia para produção de Bioquerosene e Diesel Verde”. A ser coordenado pela professora Vânia Márcia Duarte Pasa: foi esclarecido que esta proposta não necessitaria da análise de um parecerista. Após considerações, a proposta foi aprovada por unanimidade. H) Implementação de nova ementa de Química Geral para o curso de Aquacultura: esclareceu-se que a mudança foi devido à necessidade de direcionamento dos conteúdos de interesse do curso. Após a avaliação, a nova ementa foi aprovada por unanimidade. I) Discussão a respeito da nova estrutura administrativa do Departamento de Química: explicou-se que foi buscado conhecimento a respeito do funcionamento do DQ, queixas, expectativas dentre outros. A chefia quer contribuir com a melhor organização do departamento. Alguns processos serão informatizados com a finalidade de agilizar e garantir maior segurança aos dados porque haverá maior controle do que é feito. Foi solicitado que os membros da câmara pensem no DQ que se quer, pensem em um planejamento estratégico. Destacou-se o quantitativo de força de trabalho versus o número de formandos para exemplificar a necessidade de ação e/ou mudança. 3) Homologações: A) Aprovação Ad Referendum do credenciamento do professor Eduardo Eliezer Alberto como Docente colaborador (mestrado). Aprovado no colegiado em Pós Graduação em Química UFMG em 14/12/2017: houve considerações a respeito da necessidade de avaliação na Câmara. Porém, por tratar-se de credenciamento e não de recredenciamento decidiu-se proceder a avaliação. O credenciamento foi aprovado por unanimidade. B) Aprovação Ad Referendum da Ficha de Gestão do projeto intitulado “Desenvolvimento de catalisadores com elevada acidez a bae de NbxOy suportao: uso da conversão de glicerol residual proveniente de biodiesel”. Coordenado pelo prof. Luiz Carlos Alves de Oliveira: a ficha foi homologada por unanimidade. C) Indicação dos professores Fernando Barboza Egreja Filho (Presidente) e Helmuth Guido Siebald Luna (Suplente) para comporem a representação do Departamento junto ao Colegiado de Farmácia: foi destacada a importância das representações do Departamento de Química e suas contribuições. A indicação foi homologada por unanimidade. 4) Outros Assuntos: A) ata da reunião de câmara realizada em 15/12/2017: sugeriu-se a inclusão dos nomes dos servidores que solicitaram afastamentos. Após a consideração, a ata foi aprovada por unanimidade. B) solicitação de afastamento do professor Eufrânio: o presidente esclareceu a necessidade de apreciação da Câmara neste caso devido ao prazo do afastamento ser superior a 7 dias. Foi esclarecido que a documentação estava conferida e completa, porém não havia manifestação formal do setor em relação à liberação do servidor. Assim, o afastamento foi aprovado condicionado à manifestação favorável do setor do qual o professor faz parte. Nada mais havendo a tratar, o presidente deu por encerrada a reunião do qual eu, Renata Brandão Teixeira de Macedo, lavrei a presente ata que vai assinada por mim, após ter sido lida e aprovada. Belo Horizonte, 15 de Dezembro de 2017.