Assessoria de Interação com Empresas, Captação de Recursos e Inovação

A Missão da UFMG inclui avanço do Sistema de Inovação e, para isso, a interação com o Mercado e ambientes além da Universidade é crucial. Nesse sentido, o Departamento de Química entede que existe uma oportunidade de convergência de interesses, necessidade de onde surge a Assessoria de Interação com Empresas, Captação de Recursos e Inovação. Se a sua empresa tem interesse em desenvolver projetos em conjunto com o DQ, siga o nosso Passo a Passo.

Localização Sala 108
Professores responsáveis Profa. Cinthia de Castro Oliveira

Profa. Patrícia Alejandra Robles Dutenhefner

Prof. Rodinei Augusti

Prof. Luiz Carlos de Oliveira

Técnicos responsáveis Mabel Vieira Soares
Telefone (31) 3409-5602
Celular (WhatsApp) (31) 99194-2396
Endereço eletrônico mvsoares@gmail.com

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Plano de ações


Download Plano de ações da Assessoria da Interação com Empresas, Captação de Recursos e Inovação 2018-2020

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Passo a Passo para Termo de Cooperação DQ/Empresa

Documento passo a passo
Autorização para gestão de projetos/contratos UFMG
Anexo 1: Modelo – Formas e Condições
Formulario Modelo – Composição de equipe

As ações de convênio no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são regidas pela novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016) e a sua regulamentação (Decreto 9.283/2018) que apresenta mais estímulos à interação das universidades e centros de pesquisa no ecossistema empresarial.
São apresentados a seguir os passos básicos a serem seguidos:

Informações PROPLAN

Encaminhamento de Processos para a PF/UFMG

Item Documentos / Requisitos
1 Plano de Trabalho, elaborado nos termos do § 1º, do art. 116, da Lei nº 8.666/93.
2 Minuta de Convênio
3 Aprovações dos órgãos colegiados competentes, nos termos da Resolução nº 10/97, do Conselho Universitário.
4 Manifestação da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG – CTIT, quando o convênio envolver Propriedade Intelectual.
5 Ofício de encaminhamento da Unidade assinado
6 Páginas carimbadas e numeradas

Passo 1: Para as aprovações dos órgãos colegiados (ítem3 da Tabela acima) o projeto (minuta do contrato) deve ser entregue para a chefia até 48 h antes da reunião de Câmara Departamental para que exista tempo suficiente para análise por membro (Parecer) a ser designado pela chefia.

Passo 2: Preencher Ficha de Autorização de Gestão (Deve ter aprovação da Câmara e Congregação). Solicitar documento na FUNDEP (Modelo anexo).

Passo 3: Preencher Ficha de Composição de Equipe (Deve ter aprovação da Câmara e Congregação). Solicitar documento na FUNDEP (Modelo anexo).

*Os documentos acima podem ser enviados simultaneamente para as assinaturas, evitando atrasos no andamento do processo.
**Considerar as novas regras do DQ no preenchimento do orçamento.

Passo 4: Preencher Ficha de Formas e Condições (Deve ser assinado pelo Coordenador e pelo Presidente da FUNDEP). Solicitar documento na FUNDEP (Modelo anexo).

Passo 5: Após aprovação na Câmara Departamental, o projeto e ofício de aprovação deve ser encaminhado para aprovação na Congregação (ICEx). Deve ser anexado ainda um resumo executivo do projeto (A secretaria possui um modelo).

Passo 6: Encaminhar documentos para a Reitoria (Divisão de Convênios). Eles encaminham para a PJ. A PJ pede muitas alterações que são difíceis de entender, procurar ajuda com a FUNDEP (Dra Natália) para preenchimento do Termo de Verificação de Cumprimento do Parecer Jurídico.

 

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Empresa: IXOM formerly Orica Chemicals

IXOM – UFMG – versão impressão