Por: Elissa Gabriela
No dia 5 de março, os jurados se reuniram na Fundação Dom Cabral para decidir os ganhadores nas categorias Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano. Foram três horas de deliberação. Os selecionados foram divulgados durante a primeira edição do MGTV.
O Prêmio Bom Exemplo é uma iniciativa realizada pela Globo Minas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o jornal O Tempo, e prestigia pessoas e projetos que contribuem para o desenvolvimento do estado.
Rochel Montero Lago, professor titular do Departamento de Química da UFMG, pesquisador e gestor do INCT Midas, foi premiado na categoria Inovação. Ele já recebeu outros prêmios por inovações tecnológicas, entre eles: o Prêmio Petrobrás de Tecnologia em 2013, o prêmio de Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Química Regional dois anos depois, além de ser tricampeão da competição internacional Idea To Product, realizada nos EUA e na Suécia. Ele publicou em 2012 o livro As Cartas de Tsuji (Editora UFMG) e o livro paradidático A Essência de J em 2014.
Rochel é graduado e mestre pela Universidade de Campinas, fez especialização na Gifu University (Japão), e doutorado em química orgânica na Universidade de Oxford (Inglaterra). Fez pós doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica (Espanha) e em Montreal, na Heutes Etudes Comercialles, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Além disso, é um dos fundadores dos cursos de mestrado e doutorado em Inovação Tecnológica onde atua como docente.